quinta-feira, 8 de março de 2012

Pilates no Reformer - Vela longa

Dos exercícios de pilates realizados no reformer, esse é o que mais gosto de executar, a vela longa.
Esse foi tirado do excelente livro The Pilates Reformer.

  • Categoria: Fortalecimento do core
  • Benefícios: Fortalecimento do Powerhouse, flexibilidade da coluna e membros inferiores, coordenação respiração-movimento.
  • Repetições: de 8 à 10
  • Molas: de 2 à 4


Preparação: Deitado em decúbito dorsal no carrinho com a cabeça abaixada, seus pés nas alças grandes, e as pernas estendidas na posição do "v". Quadril e costelas na posição neutra, empurrando para trás na direção do carrinho.


Movimento: Comece enrolando sua coluna pelo carrinho enquanto mantém os pés estendidos na posição do "v". Quado o peso do corpo estiver sobre as escápulas, volte sua coluna para o carrinho desenrolando vértebra por vértebra. Assim que o sacro tocar o carrinho, abaixe as pernas retornando à posição inicial.


Usei muito esse livro tanto para treinar quanto para escolher exercícios para minhas aulas. Tem exercícios divididos em iniciantes, intermediários e avançados, informações básicas sobre o método e algumas sugestões de sequências de exercícios para montar aulas. Uma das autoras foi a responsável pela minha formação. 

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