+ Populares

Aviso

quinta-feira, 24 de março de 2011

Avaliação física específica para aulas de Pilates - parte 1

Todos os cursos de pilates que fiz indicam a realização de avaliação física nos alunos, mais do que isso o curso superior que fiz, enfatiza o mesmo procedimento. A avaliação física é importante para situar o professor em relação ao aluno, ali ficam registrados dados que servem como ponto de partida para o trabalho e posteriormente para comparar e mensurar os resultados.


Também vejo a avaliação física como uma importante ferramenta de retenção. Ela permite tornar as aulas mais dinâmicas com exercícios mais adequados ao nível de condicionamento do aluno além de fornecer números e permitir gerar gráficos que poderão ser usados para mostrar ao aluno que todo o trabalho nào está sendo feito em vão.

Uma boa avaliação física deve ser adequada à atividade que será desenvolvida. Portanto é preciso considerar quais são as medidas, quais são as informações que interessam, o que é relevante, na prática do pilates.

Toda avaliação física deve ser composta de três partes: anamnese, medidas e testes.

Anamnese
São todas as perguntas sobre a saúde e os hábitos do seu aluno, no blog Personal, Academia e Cia, há um modelo de ficha que pode ser adaptada para o pilates.

Medidas
São peso, altura, IMC, RCQ, composição corporal e circunferências. Para o pilates a mais importante são as circunferências uma vez que permitem verificar se estamos trabalhando simetricamente e se está havendo ganho de massa muscular.

Testes
Capacidade cardiovascular, exame físico e capacidades físicas e motoras, como força, flexibilidade e equilíbrio.
Para o pilates os mais importantes são o exame físico e as capacidades físicas e motoras.

Nos exame físico deve-se considerar além da coluna, o posicionamento dos joelhos, a curvatura dos pés etc. Já nas capacidades física e motoras se faz necessário a aplicação de exercícios específicos que trarão respostas que possibilitarão, inclusive, classificar o aluno.

Em um próximo post trarei para vocês o modelo de ficha de avaliação que eu uso.
E vocês? Avaliam seus alunos? Como fazem isso?

2 comentários:

  1. Sim claro! Acho que o mais importante é a avaliação postural, associada a ficha normal (anamnese, habitos de vida, dentre outros, incluindo QP e o objetivo com o pilates) mais os exames e, principalmente em casos ortopédicos ou em quadros álgicos utlizo testes específicos ortopédicos, vasculares etc (depende da patologia e queixa).

    ResponderExcluir
  2. Respondendo para a Danielle

    Oi Danielle!

    Imagino que seja Fisioterapeuta. Muito legal o que você acrescentou sobre os testes específicos, pois eles não são realizados por Profissionais de Educação Física. É muito bom para enfatizar diferenças entre os atendimentos.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com post, pode ser uma crítica sugestão ou pergunta.
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites

Pesquisa personalizada

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails