quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Riscos e benefícios da faixa elástica nas aulas de pilates

Usar a banda elástica nas aulas de pilates trás inúmeros benefícios, mas também riscos de lesão. Uma matéria publicada na Revista Pilates resalta Os benefícios da faixa elástica e são muitos!

Com a faixa elástica é possível aumentar a resistência dos exercícios de forma gradual uma vez que existem faixas que promovem níveis de tensão diferentes e com isso podemos usá-la com alunos de diferentes níveis de condicionamento, inclusive combinando faixas diferentes com um mesmo aluno.
A faixa elástica também pode ser usada como acessório para auxiliar nos exercícios de flexibilidade e dependendo do exercício pode servir como facilitador uma vez que serve de apoio para os membros.


Um outro bom motivo para usar a banda elástica nas aulas de pilates é a possibilidade de multiplicar os exercícios usados. Serve como fator motivacional, torna a aula mais interessante e muitas vezes mais desafiadora.

Cuidados na utilização


O uso da faixa elástica, nas aulas de pilates, ao contrário do que muitos pensam, envolve o risco de lesões e por isso devemos ficar atentos e orientar corretamente os alunos em relação ao seu uso.
Todo elástico quando esticado acumula energia que é liberada quando o soltamos. Ao fazer exercícios resistidos com a faixa elástica ela será esticada durante a fase concêntrica do movimento, acumulando energia, que será liberada na fase excêntrica. É no momento dessa liberação de energia, quando o elástico volta à sua posição inicial, o aluno precisa controlar o movimento, caso contrário podem ocorrer lesões.

Existem dois mecanismos de proteção do músculo: OTG (Orgão Tendinoso de Golgi) e Fuso Muscular. Eles são responsáveis por passar informações sobre o estado de cada músculo e tendão.

  • OTG: informa ao córtex sobre a tensão nos tendões e sobre a velocidade de alteração da tensão. Desencadeia a inibição dos motoneurônios dos músculos em contração, causando relaxamento.
  • Fuso Muscular: informa ao córtex sobre o comprimento da fibra muscular e sua velocidade de alteração. Ativado quando o músculo é alongado, desencadeia o processo reflexo de contração.
Quando a fase excêntrica do movimento ocorre de forma abrupta, sem controle, causada pela liberação de energia do elástico, pode não haver tempo para que esses mecanismos entrem em ação, provocando a lesão.

Portanto é importante orientar o aluno, inclusive fazendo demonstrações, sobre como será a ação do elástico na fase excêntrica do movimento, instruindo-o para manter a tensão, realizar o movimento devagar e com controle. Desta forma é possível aproveitar todos os benefícios da banda elástica sem correr riscos!

Se quiser comprar a faixa elástica, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com post, pode ser uma crítica sugestão ou pergunta.
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites

Aviso

+ Populares

Pesquisa personalizada

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails