segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pilates e abdominais - parte 1

Pilates e abdominais são quase sinônimos, caminham juntos. O impossível pensar em pilates sem pensar em abdominais. Aqui me refiro tanto aos músculos abdominais quanto aos exercícios.

Os músculos abdominais, juntamente outros músculos que compõe o core são responsáveis pela estabilização do tronco. Trabalha-los corretamente leva à eficiência na execução dos movimentos que por consequência trás a melhora da postura e de capacidades como força e flexibilidade. Não é possível conseguir a estabilização do tronco com músculos abdominais fracos, além disso a fraqueza nesse grupo muscular pode ser o responsável por dores na coluna e problemas posturais.

Apesar dos músculos abdominais serem solicitados em todos os exercícios do método pilates, existem alguns que são específicos, como o criss-cross e o hundread. Esses assim como todos os outros exercícios abdominais realizados em decúbito dorsal (barriga para cima), partem de uma postura básica, a posição da mesinha ou table top.

foto: arquivo pessoal

A partir dessa posição existem inúmeras variações, inclusive com um dos pés apoiados no chão se for muito difícil mantê-la. Pode-se estender as pernas à frente, para cima, unilateralmente ou bilateralmente, subir a cabeça e o tronco, com ou sem movimento dos braços. É possível a utilização de assessórios, como bolas e rolo, seja para facilitar a execução seja para dificultá-la, essa posição também é largamente utilizada nos equipamentos do studio.

No método pilates exercícios abdominais podem ser feitos em outras posições (decúbito ventral e lateral), mas isso fica para um próximo post!

2 comentários:

  1. Eu adoro abdominais.
    Passo vários diferentes pros meus alunos não acharem monótono e eles sentem bem o trabalho de fortalecimento!! Os acessórios tbm ajudam a descontrair e direcionar os movimentos!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Respondendo para a Ju

    Oi Ju!

    Que tal fazer um post sobre o assunto? Aí trocamos figurinha!

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com post, pode ser uma crítica sugestão ou pergunta.
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites

Aviso

+ Populares

Pesquisa personalizada

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails