segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Organizando a aula de Pilates: início, meio e fim

Me inspirei para escrever sobre esse tema lendo o post - O ritmo e a ordem da aula: início meio e fim, escrito pela fisioterapeuta Juliana Novaes do blog Ágape Pilates.

Para o profissional de Educação Física, que é o meu caso, pensar em início, meio e fim de uma aula é tão natural quanto qualquer outra rotina diária. Durante nossa graduação aprendemos a fazer o planejamento das aulas que geralmente é dividido em aquecimento, parte principal e volta a calma - início, meio e fim. Não importa com o que trabalhamos, qual a técnica que utilizamos, essa é a estrutura básica de uma aula.


Existem vários motivos para organizar uma aula, alguns deles citados pela Juliana, mas o principal mesmo é uma questão de ordem, de organização. O aquecimento é o que deve ser feito antes de tudo, no início, em seguida vem a parte principal, os exercícios que levarão a atingir o objetivo da aula - o meio, e para finalizar a volta a calma. Essa organização ocorre respeitando princípios fisiológicos, como aumentar gradualmente a frequência cardíaca, a lubrificação das articulações, a temperatura corporal, acelerando o metabolismo para depois fazer com que quase tudo volte para onde estava.

Como organizo minhas aulas

Já comentei diversas vezes aqui que a maioria das minhas turmas tem uma enorme grande quantidade de alunos o que sempre gera uma certa confusão no início das aulas e troca de turmas. Elas tem duração de uma hora e em função disso reservo os 15 primeiros minutos para colocar ordem no pedaço, trazer a turma para o clima calmo e tranquilo que deve ter uma aula de Pilates. Isso ajuda na concentração.

Nesse momento utilizo exercícios respiratórios, de organização do corpo, alongamentos leves, posturas de equilíbrio e exercícios para aquecimento. Sempre inicio a aula na posição em pé.

Durante a parte principal, que dura cerca de 35 minutos, alterno exercícios mais pesados, mais difíceis, com outros mais leves. Na maioria das vezes na proporção um para um, em turmas mais avançadas essa proporção pode ser de dois para um, três para um. É comum realizar uma sequência de movimentos que exigem muita força e resistência e alternar com outro de mobilização (por exemplo). Pausas apenas para esperar os demais colegas ou para demonstrar   o próximo movimento. Como minhas turmas são muito heterogêneas dificilmente trabalho com objetivos específicos.

Os últimos 10 minutos de aula são dedicados ao alongamento estático. Dificilmente faço algum tipo de relaxamento, às vezes uma auto-massagem. Esse alongamento inicia-se deitado, passa para a posição sentada e termina em pé, deixando o aluno pronto para deixar a sala.

No estúdio organizo a aula de forma muito semelhante. A parte inicial dura um pouco menos, cerca de 10 minutos, como são no máximo três alunos, é mais fácil fazê-los se concentrar, o que economiza tempo. Com isso a parte principal ganha mais cinco minutos, totalizando 40. Pelo número reduzido de alunos é possível  trabalhar com objetivos específicos, na maioria das vezes individuais. A proporção de exercícios fáceis e difíceis vai depender do objetivo da aula e do nível de condicionamento dos alunos. Os 10 minutos finais são reservados para o alongamento estático e algumas vezes premiado com uma massagem.

Eu já contei como faço, a Juliana, do blog Ágape Pilates também. E você como organiza suas aulas?

8 comentários:

  1. Oi Denise, boas sugestões, valeu! Beijo, Silvia.

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  2. Respondendo para a Silvia

    Oi Silvia!

    Que bom que gostou!

    Um abraço

    Denise

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  3. Oi Denise!!
    Que bom que resolveu compartilhar sua experiência!!
    Realmente ter um tempo no início da aula para organizar é interessante. Podemos fazer os alunos contrarem, voltar a atenção para o ambiente, para o corpo esquecendo as preocupações.. e enquanto isso esperamos os colegas chegarem! Obrigada pelas dicas! Abraços
    Juliana

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  4. Respondendo para a Juliana

    Oi Juliana!

    Essa troca de figurinhas é sempre muito produtiva.

    Um abraço

    Denise

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  5. Oi Denise. Adorei a forma como vc monta a estrutura da sua aula. Também sou educadora física e como vc escreveu, para nós, dividir a aula em aquecimento, parte principal e volta a calma é uma conduta natural na nossa rotina de trabalho. Que bom que existem profissionais como vc, para expor e dividir seus conhecimentos e experiências. Parabéns.

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  6. Respondendo para a Daniela

    Oi Daniela!

    Que bom que gostou!
    Conte também como você faz, trocar experiências só enriquece o nosso trabalho.

    Um abraço

    Denise

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  7. Por que só mulher que comenta? eu também sou formado em Educação Física e dou os parabéns a todas e todos os Professores que fazem todos nós se exercitar.Sei que meu comentário contém erros, mas sou profissional de outra área e não de português.

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  8. Respondendo para o Edson

    Oi Edson!

    Meninos também podem e devem comentar! Seja bem vindo!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

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