terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pilates: terminologia

Todo bom professor, independente da modalidade que ensina, faz uso de termos técnicos para designar partes do corpo, ossos, músculos,pontos anatômicos e posições.Todo bom professor também explica o significado e a localização de cada um deles. No pilates existem alguns termos característicos de sua prática, que são ouvidos pelos alunos em praticamente todas as aulas.
Coloque seus pés na posição "V"do pilates, mantenha os joelhos alinhados com o segundo dedo do pé. Contraia os músculos internos da coxa e os glúteos, fazendo a rotação externa do fêmur, como se quisesse mostrar a costura da calça. Feche os botões, do púbis ao esterno e depois feche o zíper por cima de tudo. Mantenha a pelve neutra. Leve os ombros para trás e para baixo, sem fazer postura militar, mantenhas as escápulas neutras e alinhadas. E assim vai...
Você entendeu alguma coisa, se não pratica ou leciona pilates, provavelmente não. Essa é uma das formas de organizar o corpo antes de iniciar o movimento. Organizar o corpo? Sim! Antes de qualquer movimento, organizamos o corpo para que a execução seja segura e perfeita.

Table Top

O uso de expressões próprias facilita a aula e ajuda o professor a cumprir com um dos princípios do pilates a fluidez do movimento.

Aqui vão alguns termos comuns usados nas aulas de pilates:

Pilates "V": assemelha-se à primeira posição do ballet, porém um pouco mais fechada. Onde os calcanhares se tocam e a ponta dos pés fica ligeiramente virada para fora, formando um "v".


Pés paralelos: Pés, joelhos e quadril paralelos e na mesma linha, um em cima do outro.

Coluna Neutra/Pelve neutra/Quadril neutro: Crista ilíaca (ossos que parecem redondinhos e estão localizados na frente do quadril) e púbis alinhados no mesmo plano. Não há nem flexão (retroversão), nem extensão da coluna lombar (anteversão).

Imprint: Coluna lombar fica um pouco mais flexionada, aproximando-a do solo, quando deitado. Ligeira retroversão pélvica.

Table Top/Posição da mesinha: Quando deitado, trazer as pernas em um ângulo de 90 graus tanto nos joelhos quanto no quadril. Mantendo a parte interna das coxas ligeiramente contraída.

Curva "C": Flexão frontal da coluna, dando a sensação que o umbigo está colado na coluna e preparando o corpo para fazer um rolamento.

E você, usa mais algum outro termo? Participe, deixe o seu comentário!

Educação a Distância

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