terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mat Pilates x Pilates Studio: o que é melhor?

Essa é uma pergunta feita por muitos alunos. O que é melhor fazer Mat Pilates ou Pilates Studio?


A resposta é depende...

  • Depende do objetivo
  • Depende de quanto se pode gastar
  • Depende das necessidades individuais

As aulas em studio levam uma ligeira vantagem e o motivo  é simples, temos mais recursos, mas pára por aí. Ambas as práticas seguem os mesmos princípios e trazem os mesmos benefícios para a saúde. Melhoram a postura, a força, a flexibilidade e o equilíbrio.

Quando Joseph Pilates criou a técnica os exercícios eram feitos apenas no solo. Os aparelhos surgem posteriormente com o objetivo de facilitar a prática por pessoas que estavam acamadas, com o passar dos anos Pilates cria outros equipamentos e acessórios para atender à necessidades específicas de seus alunos e outros foram sendo introduzidos por seus discípulos, como é o caso da bola. Hoje o uso de equipamentos e acessórios pode tanto facilitar, como dificultar a execução de movimentos.

Como escolher? Mat ou Studio?

Mat Pilates: As aulas costumam ser em grupo, o que diminui a atenção individual dada pelo professor. Pessoas que tem necessidades específicas, como algum problema de coluna, devem evitar esse tipo de aula, salvo se o atendimento for individual ou grupos muito reduzidos.
Pessoas com baixo condicionamento físico, mobilidade reduzida e idosos podem ter dificuldades para iniciar nesse tipo de aula. Os exercícios dependem totalmente do uso do próprio corpo e pessoas nessas condições ficarão restritas à poucos movimentos o que pode ser bastante desestimulante.
Pessoas jovens, com condição física mediana e sem restrições poderão desfrutar de uma aula dinâmica, desafiadora e que trás excelentes resultados, com ótimo custo benefício: é mais barata do que a aula em studio.

Pilates Studio: As aulas costumam ser individuais ou em grupos de até 3 pessoas. É feita de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno e possibilita atender pessoas com os mais diversos problemas, com segurança. Os equipamentos permitem a adaptação dos exercícios facilitando a execução por quem tem alguma restrição, seja por algum problema, seja por falta de condicionamento físico.
Nos equipamentos também é possível realizar uma enorme variedade de movimentos com diversos graus de dificuldade, o que torna a aula bastante atraente, inclusive para atletas de alta performance.
O maior problema costuma ser o preço, nem sempre acessível. (Leia: Porque aula de Pilates é cara?)

E então? Já escolheu que tipo de aula vai fazer? Conte aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com post, pode ser uma crítica sugestão ou pergunta.
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites

Aviso

+ Populares

Pesquisa personalizada

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails