quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pilates Reformer Class: aulas em grupo - tendência

No post Pilates Chair Class: aulas em grupo - tendência, eu digo que vou contar onde essas aulas em grupo existem, no Brasil, e chegou a hora!
Na Projeto Academia, localizada no Centro Universitário do SENAC, em São Paulo, há uma sala de pilates para aulas de reformer em grupo, e eu trabalhei nela. Aliás foi justamente ali que tive meu primeiro contato com os equipamentos.


O desafio foi grande. Eu já ministrava aulas de solo e bola na academia e fui forçada incentivada a fazer os módulos dos aparelhos. A justificativa era o meu perfil profissional, hoje agradeço à eles!
Desafiador, pois muito do que se aprende no curso não pode ser aplicado em uma aula em grupo. No post Pilates: trabalhando com grandes grupos , dou algumas dicas.

A Projeto Academia foi a pioneira, no Brasil, nesse tipo de aula em 2006, com 10 reformers na sala. Hoje além dos reformers há 10 chairs. De qualquer forma desconheço outra academia que trabalhe da mesma maneira. Se você conhecer coloque nos comentários! Em 2008 fui trabalhar no Clube Atlético Monte Líbano, justamente pela experiência adquirida na Projeto, lá eram três reformers, bolas, rolos, over ball e as aulas em circuito, mas isso fica para outro post.

Essa é uma tendência que veio dos Estados Unidos principalmente por baratear o custo da aula, importante em uma economia que não vai muito bem. De fato, pode ser uma saída interessante para ser oferecido em estúdios e uma excelente estratégia de marketing para academias, que podem oferecer esse tipo de aula sem custo adicional para o aluno. O principal cuidado é não fugir dos princípios do Pilates para não descaracterizar a aula e deixar claro aos alunos as diferenças em relação à uma prática em classes menores.

2 comentários:

  1. olá, você descobriu algum outro lugar com pilates reformer em grupo? Eu moro muito longe de Santo Amaro, mas gostaria muito de fazer Reformer
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Respondendo para a Lilian

    Oi Lilian!

    Desconheço outro lugar que trabalhe assim. Se descobrir te aviso.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com post, pode ser uma crítica sugestão ou pergunta.
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites

Aviso

+ Populares

Pesquisa personalizada

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails