segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Formação Profissional: para que servem os cursos de curta duração?

Este texto foi originalmente publicado na minha coluna no Guia Fit.

Muito se critica dos cursos de pilates com duração de um fim de semana. Ao contrário do que dizem é possível aprender muita coisa com neles. Cursos de curtíssima duração não tem como objetivo a formação básica do profissional, e isso não se aplica apenas ao pilates. Aqueles que se enveredam por esse lado estão cometendo um grande engano, mas daí a dizer que eles não servem para nada, vai uma grande distância.

Podemos nos valer de cursos curtos, palestras e workshops para nos introduzir ou aperfeiçoar algum tema específico, por exemplo: “mat pilates para indivíduos com escoliose” ou “pilates para gestantes”. Outra função deles é a reciclagem, pois nem sempre temos tempo para fazer aulas com outros professores e acabamos caindo na mesmice, esquecendo de alguns exercícios pela simples falta de prática. Em um fim de semana não dá para achar que vai aprender a mexer em algum aparelho, aprender os exercícios e ainda executá-los corretamente, mas é possível aprender novos exercícios, novas dicas de postura e correção, é possível trocar muita informação.

Iniciantes podem se valer dessa experiência para vivenciar o método e posteriormente decidir-se por um curso de formação extenso. Não dá para ignorar que os cursos de pilates custam caro e essa é uma opção mais em conta para conhecer o método antes de tomar a decisão. Profissionais que atuam em outras áreas e desejam incrementar suas aulas, se apropriando de alguns movimentos do pilates, podem encontrar nesses cursos uma excelente opção. É possível usar alguns movimentos nas aulas de ginástica localizada, de abdominais e com alunos particulares (personal trainer).

Não ter preconceito é fundamental para fazer a escolha adequada, não é porque um curso dura apenas um fim de semana que será ruim. Antes de optar pelo curso, seja ele de curta duração ou não, é preciso ter certeza dos seus objetivos. O que você espera dele? Qual uso fará dos conhecimentos adquiridos? Qual será seu custo benefício? Eu escolho meus cursos para melhorar a atuação profissional e não para ter mais um certificado no currículo. E você escolhe por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com post, pode ser uma crítica sugestão ou pergunta.
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites

Aviso

+ Populares

Pesquisa personalizada

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails