sexta-feira, 25 de junho de 2010

Contrologia - Parte IV

Mais 2 exercícios e chegamos ao final da série de "contrologia".

Leia também:
  • Pilates na Prática: Contrologia - parte I
  • Pilates na Prática: Contrologia - parte II
  • Pilates na Prática: Contrologia - parte III
7- Ancorando as Escápulas:

Antes de realizar este exercício será necessário feedback para descobrir se você possui as escápulas protusas (aladas) e qual é o ponto onde ocorre a protusão. Será utilizado o método de verificação da parede.

Identificando:

Em pé, de costas para a parede, eleve o braço direito à frente. Movimente seu braço lentamente apontando na direção do chão. Com a mão esquerda toque a escápula direita e perceba quando ela fica protusa.

Corrigindo:
  1. Mantenha os ombros relaxados durante todo o processo.
  2. Encostado na parede levar o braço até o ponto onde ocorre a protusão.
  3. Leve os ombros para trás , em direção à parede até alinhar as escápulas com as costelas.
  4. Mantenha ombros e pescoço relachados. Abaixe os ombros afastando-os das orelhas.
escaladas1.gifescaladas11.jpg
Com protusão
escaladas2.gifescaladas22.jpg
Sem protusão

Atenção: Este exercício sozinho não corrige ou evita as escápulas aladas. Seu objetivo é ajudá-lo a manter uma postura consciente. Em casos graves é necessária intervenção cirúrgica.

8- Rolar o pescoço e guardar o queixo
  1. Inicie o exercício na posição de relaxamento descrita na parte I. Mantenha as escápulas ancoradas.
  2. Coloque um sorriso de "Budda" ou de "Mona Lisa"no seu rosto, alargando a base da língua e leve seu pescoço gentilmente para trás.
  3. Deixe que as escápulas se "derretam" no chão. Duas respirações profundas irão ajudar.
  4. Movimente sua cabeça lentamente para a direita e para a esquerda.
  5. Repita algumas vezes
Depois que seu pescoço estiver relaxado:
  1. Traga sua cabeça para o centro
  2. Guarde o queixo, mantendo sua cabeça no chão, deixe a parte de rás do pescoço se alongar. Imagine que você está segurando pêssegos maduros sob seu queixo. Ele é pequeno, relaxe e faça movimentos sutis.
neckrolestrt.gif Posição inicial

pesco2.gif Rolando o pescoço

pesco3.gif Guardando o queixo


Imagens:Thomson, B., Introduction to How to do Pilates Exercisethe EasyVigour Way (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com post, pode ser uma crítica sugestão ou pergunta.
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites

Aviso

+ Populares

Pesquisa personalizada

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails